Como escolher rodízios para móveis planejados?

Diversas

Como escolher rodízios para móveis planejados?

Todo mundo já deve ter encontrado muita dificuldade ao tentar mover um móvel de um lugar para o outro, não é mesmo? Para acabar com este sofrimento a solução é só uma: rodízios para móveis. Esses componentes unem praticidade para o dia a dia e deixam o móvel cheio de estilo, contribuindo para que o seu cliente consiga mais autonomia na hora de planejar o design dos ambientes. Mas me conta, você sabe escolher o rodízio certo para o móvel do seu cliente?  Para te auxiliar nesta etapa, reunimos neste artigo todas as informações sobre rodízios de móveis. Boa leitura!

O que são rodízios para móveis?

Os rodízios para móveis são rodinhas instaladas embaixo do móvel que permite o deslocamento do mesmo dentro do espaço de uma maneira muito fácil e prática, mesmo que eles sejam grandes e pesados. Isso tudo, com a segurança de não riscar o piso.

Essas rodinhas para móveis são indicados para serem aplicados em móveis de aço ou de madeira, sendo mais comum em racks, estantes, gaveteiros, mesas laterais, pufes, camas e berços. Ou seja, está presente em todos os cômodos de uma casa, em especial na sala e na cozinha.

Por ficarem visíveis aos olhos, eles foram projetados com um design neutro, conferindo um ar moderno para o décor dos ambientes. 

Tipos de rodízios para móveis

rodízios para móveis

Na hora de escolher o rodízio certo para seu móvel, é importante levar em conta alguns fatores como: capacidade de carga do rodízio, tração, materiais, aplicação e outros fatores que permitirão uma utilização adequada e proporcionarão conforto e mobilidade ao usuário.

Os nossos rodízios para móveis são fabricados em poliuretano transparente, com acabamento em aço cromado. As conhecidas rodinhas em gel podem ser usadas em pisos comuns, de madeira e até mesmo carpetes, evitando danos e ruídos na hora do transporte. Além disso, os nossos modelos de rodízio estão disponíveis com e sem trava (freio). Elemento que impede a movimentação quando acionado.

Além disso, é possível escolher entre duas opções: rodízios giratórios ou fixos. Rodízio giratório é o tipo de modelo capaz de girar em seu próprio eixo, proporcionando ainda mais praticidade para movimentar os móveis de forma ágil. Alguns modelos possuem eixo giratório que permite movimentos em 360º. Já o rodízio fixo é o tipo de modelo que se move em uma única direção.

No setor moveleiro, ele é bastante utilizado para acabamento de peças como sofás retrátil e bicamas. A recomendação é que esse tipo de rodízio possa ser utilizado móveis que não necessitam de mudança de direção.

No nosso site, você encontra dois modelos:

Rodízio base plana - suporta até 60 kg;
Rodízios para móveis - suporta até 60 kg

Como calcular o peso suportado pelo rodízio

Você sabe como calcular a capacidade de carga e a quantidade exata de rodízios para o móvel do seu cliente? Para obter essas respostas, é necessário fazer um cálculo, utilizando a seguinte fórmula.

Peso do móvel + Peso adicional sob o móvel = Peso Total
Peso Total ÷ Quantidade de rodízios = Capacidade de carga 

Como instalar rodízio

Nós da Metalnox Ferragens preparamos um passo a passo de como instalar rodízios em móveis. Confira:

  1. Vire o móvel de cabeça para baixo. Ponha-o sobre um material para evitar arranhões na parte que estará em contato com o chão.
  2. Meça para ver a quantidade ideal de rodinhas para o móvel. Confira se os suportes cabem nas extremidades da base.
  3. Posicione o suporte em cada lado e no centro da base e marque cada um dos orifícios do suporte com um lápis. Remova o suporte e verifique se as marcas são visíveis na base.
  4. Faça um furo em cada ponto marcado na base, usando uma broca ligeiramente menor do que os parafusos que serão usados para prender as rodas.
  5. Coloque o suporte na posição ao longo dos furos, alinhando-o adequadamente. Parafuse o suporte no lugar.

Limpeza dos rodízios para móveis

Uma recomendação para você fazer ao seu cliente é sobre a importância da limpeza  dos rodízios para aumentar a durabilidade do equipamento.

A limpeza é muito simples e prática e precisa ser realizada com um pano umedecido, uma vez a cada 15 dias, deixando o rodízio bem seco após cada limpeza. Essa parte final é fundamental: assim o cliente não corre o risco da base, que é geralmente de aço ou ferro, enferrujar com o tempo.

Dúvidas sobre o rodízio

Quando você for indicar o rodízio para o projeto do seu cliente, esteja preparado para responder alguns questionamentos sobre este componente. Para te ajudar, selecionamos algumas dúvidas e explicações que você pode utilizar para indicar o rodízio para móveis.

1 - Onde usar o rodízio fixo? E o rodízio giratório? 

Aqui, você dependerá do seu cliente para indicar qual é o mais adequado para ser usado. Questione-o sobre como é o ambiente onde o móvel que receberá o rodízio será instalado. Vale ressaltar que o rodízio fixo é recomendado para se movimentar de forma linear. 

2 - O design do rodízio pode se diferenciar da decoração do ambiente? 

Os nossos rodízios são neutros. A roda é produzida em poliuretano, material puro e transparente, possibilitando sua aplicação em diversos móveis. 

3 - Posso usar rodízio fixo e giratório no mesmo móvel? 

Não. O ideal é aplicar sempre o mesmo modelo de rodízio.

Se é Metalnox Ferragens, você pode confiar!

A Metalnox Ferragens está sempre pensando nos seus clientes marceneiros e nas dificuldades enfrentadas por eles na execução dos seus trabalhos. Então, buscamos sempre ajudá-los com dicas úteis sobre as ferragens essenciais para a composição do projeto.

Além dos rodízios para móveis, contamos com uma linha completa de ferragens que garantem durabilidade e qualidade para os seus clientes. Se você curtiu esse conteúdo, precisa conferir as vantagens dos puxadores para móveis. Então, não perca tempo e encontre a loja de ferragens mais próxima de você e exija ferragens da Metalnox. Até a próxima!

Posts Relacionados

Vídeos

Vídeo Institucional
Acesse nosso canal no Youtube

Última Notícia

Como fazer um closet? Aprenda a planejar e executar esse projeto!

Como fazer um closet? Aprenda a planejar e executar esse projeto!

Diversas -

A Metalnox Ferragens preparou este conteúdo para te ensinar a como fazer um closet, desde a visita até a fase de exec...

Leia mais

Facebook