Os melhores acabamentos para móveis

Diversas

Os melhores acabamentos para móveis

Quando alguém procura por um móvel planejado, essa pessoa procura por qualidade. Uma boa peça irá servir para sua funcionalidade, com qualidade e resistência, mas deve também entregar beleza e harmonizar com o ambiente. Por isso, um bom acabamento para móveis é uma escolha essencial.

Na hora de produzir e escolher o tipo de acabamento é preciso levar em consideração a harmonização da textura com o ambiente, as preferências do cliente e tendências do design, mas também características do uso, como temperatura, luz, umidade, entre outros aspectos.

Por fim, a escolha certa do acabamento para móveis também irá adicionar valor extra aos móveis produzidos. Conhecer essas características e saber explicar bem ao cliente pode evitar dores de cabeça e passar uma boa impressão de autoridade e conhecimento sobre o próprio trabalho. 

Principais tipos de acabamentos para móveis

Com brilho ou fosco, amadeirado ou colorido. Na hora de escolher o acabamento, você pode oferecer uma infinidade de opções para seus clientes. Vamos conhecer os principais acabamentos para móveis usados no mercado:

Finish Foil ou FF

Esse acabamento é a escolha para projetos de móveis mais econômicos e populares. Consiste na aplicação de uma espécie de papel de revestimento que simula texturas e materiais diversos. A cobertura do papel em si não tem brilho próprio, por isso é feito uma finalização com verniz, podendo assim variar o nível de brilho.

Esse tipo de acabamento para móveis, por ser mais simples, não é indicado para locais que pegam muita gordura, como a cozinha, porque ele pode deixar manchas e marcas mais aparentes no móvel.

BP

Nesse tipo de acabamento para móveis, o revestimento é feito através de um papel melamínico através de uma prensa em baixa pressão, daí o nome BP (Baixa Pressão), sem uso de cola. A chapa é produzida através de um processo com efeitos de temperatura e pressão, que funde o papel à chapa.  

Esse acabamento é mais resistente que o Finish Foil e tem uma melhor aparência. Não é indicado como tampo de mesas e bancadas de cozinha, já que sua resistência à abrasão é apenas média. É bastante versátil, com vários modelos de acabamento e níveis de brilho que vão do fosco ao alto brilho. 

Fórmica

Usando quase o mesmo processo do acabamento BP, a fórmica usa camadas de revestimento que são prensadas em alta pressão, com uma película extra de cobertura para ampliar a resistência e uma folha final de papel decorativo que cria a textura desejada. 

Como acabamento para móveis, a fórmica entrega uma alta resistência à umidade e a altas temperaturas, além de proteger o móvel da ação de produtos de limpeza. A chapa com esse acabamento fica com uma estética mais compacta e de melhor qualidade. 

Laminado de Madeira Natural

Em móveis planejados para projetos mais especiais e sofisticados, o cliente pode requisitar aquele acabamento para móveis que dê a impressão de uma madeira maciça. Para isso, a escolha pode ser a utilização de um laminado de madeira natural.

Nesse tipo de acabamento, as lâminas que serão revestidas nas chapas de MDF ou MDP são produzidas a partir de um processo chamado “faqueação”, em que a tora com a madeira natural é fatiada em lâminas bem finas, mantendo a textura própria daquela árvore. 

Tamponamento

Esse tipo de acabamento para móveis não é uma textura, mas uma forma de planejar e produzir o móvel. O tamponamento é a adição de uma espécie de borda extra, mais grossa, ao redor do móvel. Por isso, é usado principalmente em armário, dando maior resistência para peças que são usadas diariamente. 

O ideal é que as bordas contrastem com o acabamento principal do móvel. Por exemplo, se o móvel é colorido, a borda pode ser branca, ou vice-versa. É possível também variar as texturas de brilho e até mesmo usar acabamentos como vidro ou espelhos para as bordas do tamponamento. 

Laca

A laca é uma resina vegetal que confere ao móvel um acabamento sofisticado, liso e polido. Como acabamento para móveis, a laca pode ser aplicada em versões foscas ou brilhantes. Ela é super versátil também por permitir a fabricação em diversas cores. 

A textura da laca é alcançada graças a uma série de etapas de pintura, secagem e polimento. Esse aspecto sofisticado também exige maior cuidado no dia a dia, já que ele é mais sensível a riscos e pancadas. Em mesas de jantar, por exemplo, é comum haver um tampo de vidro para proteção. 

Outros detalhes para garantir qualidade

Além da textura externa dos móveis criados, é preciso escolher ferragens de qualidade para a montagem dos projetos, garantindo o bom funcionamento das gavetas e portas, e valorizando a beleza e praticidade do móvel.

Na Metalnox Ferragens nós sabemos da importância de usar bons materiais e temos uma variedade de peças e acessórios com ótimo custo-benefício. Procure um ferragista e peça pela qualidade Metalnox Ferragens!

Posts Relacionados

Vídeos

Vídeo Institucional
Acesse nosso canal no Youtube

Última Notícia

Como fazer um closet? Aprenda a planejar e executar esse projeto!

Como fazer um closet? Aprenda a planejar e executar esse projeto!

Diversas -

A Metalnox Ferragens preparou este conteúdo para te ensinar a como fazer um closet, desde a visita até a fase de exec...

Leia mais

Facebook