Como escolher a dobradiça ideal para o seu projeto?

Diversas

Como escolher a dobradiça ideal para o seu projeto?

Uma peça pequena, mas essencial. As dobradiças praticamente não aparecem no móvel que você produz, mas se não for escolhido o modelo certo e de qualidade, tem algo que com certeza vai aparecer: um problema. O cliente, além da estética, quer que a funcionalidade do móvel, como a abertura e o fechamento das portas, esteja perfeitamente ajustada. Por isso, é fundamental que você saiba como escolher a dobradiça certa.

As dobradiças são peças compostas principalmente por três partes, sendo o corpo, o caneco e o calço, com ou sem pistão, essas partes são as responsáveis pela estabilidade e pelos ajustes finos feitos para que as portas e tampos fiquem na posição ideal. 

Tipos de dobradiças

As dobradiças funcionam basicamente como um dispositivo mecânico que junta duas partes com a função de sustentação e de articulação da parte móvel. Entender essa parte da articulação de uma dobradiça é fundamental. Em um projeto, você pode usar três modelos principais: a dobradiça reta, a dobradiça curva e a dobradiça super curva.

Dobradiça reta

A dobradiça reta é a mais usada para as portas laterais dos móveis, isso porque seu funcionamento permite que ela cubra totalmente a parte externa lateral. Com isso, você tem um ajuste e um acabamento de maior qualidade.

Dobradiça curva

Utilizada para as portas internas de um móvel, a dobradiça curva cobre parcialmente a parte lateral externa do móvel. Com isso, você pode colocar duas portas lado a lado e ajustar a distância entre elas. 

Dobradiça super curva

A dobradiça super curva, além de cobrir parcialmente a lateral, cria uma pequena distância entre a porta e a lateral, permitindo o uso em portas embutidas, já que assim a abertura não encontra obstáculos no móvel.

O calço nas dobradiças

Então, o primeiro passo é levar em conta o processo de abertura das dobradiças em relação a como a porta do móvel será montada. Feito isso, você tem a opção de escolher entre modelos de calços diferentes, que vão servir para montagens específicas.

Slide on

O primeiro modelo é o que usa o sistema chamado “Slide On”. Podemos traduzir o “slide on” como “deslizar”. Nesse tipo, o corpo da dobradiça desliza sobre o calço até encaixar o parafuso, que será então fixado. Essa dobradiça curva com calço slide on, de quatro furos, da Metalnox, é um bom exemplo. 

Click

Se você quer um processo de montagem ainda mais fácil e ágil, talvez o modelo de dobradiça calço Click seja o mais indicado. Como o próprio nome sugere, o sistema dela funciona com o encaixe do corpo no calço até ouvir um “clique” no final. Assim, a dobradiça já está pronta para uso. 

Para entregar ainda mais qualidade e um diferencial para o cliente, você pode juntar a montagem do modelo Click com as características de uma dobradiça com sistema de fechamento suave e durabilidade ainda maior. É isso que a Dobradiça de Calço Click Soft Close em Aço Inox da Metalnox oferece. 

Calço fixo

O último modelo de montagem de dobradiças é o com calço fixo, em que o calço vem preso ao corpo. Dessa forma, a montagem do móvel precisa ser feita primeiro com a fixação da dobradiça na porta e depois no móvel em si. Com mais segurança para o uso contínuo, esse modelo pode incluir o fechamento suave, como nessa Dobradiça de Calço Fixo com Pistão Soft Close da Metalnox.

Detalhes das dobradiças 

Além dos ajustes e do sistema de montagem, outras características são importantes de se levar em consideração na hora de escolher a dobradiça certa para o seu projeto. Primeiro, o material. O mais comum no mercado são as dobradiças em aço, que garante resistência e torna o custo mais baixo.

Porém, em projetos específicos, é preciso avaliar o uso de um material diferenciado. É o caso de armários que vão armazenar temperos e outros produtos químicos, que precisam de uma resistência maior à ação do tempo e oxidação. Para essa situação e para móveis de cidades litorâneas, a escolha de uma dobradiça em aço inox é a melhor escolha.

Além disso, avalie também a capacidade de ajuste, ou seja, o quanto a dobradiça permite que a porta se movimente para cima e para baixo, para os lados, e em profundidade. Isso fará a diferença na hora da montagem final do seu projeto.

Posts Relacionados

Vídeos

Vídeo Institucional
Acesse nosso canal no Youtube

Última Notícia

Como escolher rodízios para móveis planejados?

Como escolher rodízios para móveis planejados?

Diversas -

Você sabe escolher o rodízio c erto para o móvel do seu clien te? Para te auxiliar nesta eta pa, reunimos neste artigo t...

Leia mais

Facebook