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Dicas para vender mais na sua marcenaria

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Dicas para vender mais na sua marcenaria

Em qualquer ramo de mercado é essencial ter uma boa estratégia de vendas para vender os seus produtos e conquistar clientes.

Como em qualquer outro negócio, as marcenarias têm procurado expandir a rentabilidade por meio do aumento das vendas. Esse processo se desenvolve a partir da articulação de outros dois processos, que são: 

- Fidelização de clientes;

- Ampliação do número de compradores com o uso de publicidade, anúncios ou outras formas eficazes que aumentem a visibilidade da empresa.

Para que isso ocorra, é preciso ter uma equipe comercial bem definida, com profissionais qualificados que dão suporte à marcenaria e ajudam a vencer um problema que lhe atinge: a sazonalidade. A sazonalidade é caracterizada pelos períodos oscilantes de vendas nos quais há aumentos e quedas. Com uma equipe bem estruturada e com as estratégias certas, é possível traçar um planejamento para reverter essa situação.

Amigo marceneiro, para te ajudar a investir na área comercial da sua marcenaria e alavancar as suas vendas, separamos algumas dicas para você vender mais na sua marcenaria. Seguindo essas dicas essenciais, isso te ajudará a aumentar as vendas.

Dicas

1 - Divulgação

A primeira dica para vender mais em sua marcenaria é a DIVULGAÇÃO. Quem não divulga, perde para aquele que o faz. A divulgação pode ser feita de 3 formas:

  • Local

Divulgar a sua marcenaria através de jornais do bairro, placas e panfletos é uma maneira eficaz de torná-la mais conhecida pelas pessoas da sua região. Já no ambiente online, a divulgação pode ser feita através do Google Meu Negócio, um aplicativo que permite que os usuários te encontrem, fazendo busca pelo seu serviço junto à cidade ou bairro. Ex: marcenaria em Brusque.

  • Redes Sociais

É interessante para os profissionais da marcenaria fazerem uso das plataformas digitais, por exemplo Facebook e Instagram, para divulgar os seus trabalhos e ganhar visibilidade. São ótimas redes sociais para postar fotos de seus projetos, criar conteúdos sobre tendências em decoração, mostrar etapas da produção, interagir com os clientes e muito mais.

  • Fazer parcerias

A indicação é uma ótima opção para quem realmente quer tornar o seu trabalho conhecido. Para isso, o ideal é disponibilizar panfletos com os seus trabalhos para construtoras, lojas de itens de decoração, imobiliárias e até pequenos negócios do seu bairro. Uma outra opção de parceria bem conhecida é a troca de serviços com uma empresa bem conhecida, buscando visibilidade através do resultado, junto ao nome do parceiro como um case de sucesso.

2 - Apresentação

  • Portfólio

Se você quiser aumentar as vendas, tenha sempre um portfólio atualizado dos seus produtos. O portfólio é um dossiê, uma compilação dos melhores trabalhos de um profissional. Esse material permite ter uma visão ampla sobre as suas habilidades, competências, qualificações e experiências. Sendo assim, um portfólio bem feito e diversificado é uma ótima forma de demonstrar sua competência para os clientes.

A dica para vender mais é ter o seu portfólio com fotos de todos os seus trabalhos, isso permite que, ao contactar um novo cliente, você tenha em mãos um documento que certifica credibilidade e confiança do seu trabalho para o seu cliente. Além de possibilitar ao cliente mais opções de modelos de móveis para escolher. 

  • Showroom

Produzir um showroom é muito valorizado pelos clientes pelo fato de fornecer uma exibição do resultado final do móvel e uma boa noção da qualidade e durabilidade dos materiais utilizados em sua composição.

3 - Relaciomento com o cliente

  • Contato personalizado

A sutil diferença entre o atendimento em uma loja de móveis planejados e o atendimento de um marceneiro é que este último tem acesso a mais informações do cliente, isso porque o trabalho do marceneiro é personalizado, moldado de acordo com o perfil e a necessidade do seu cliente. Esse fator não deve ser julgado como uma fraqueza, mas como uma oportunidade, pois tendo conhecimento dos desejos e gostos dos clientes é possível traçar um planejamento de contato personalizado com envio de promoções, sugestões de móveis e pós-venda muito mais assertivos. 

  • Necessidades ativadas

Outra dica para vender mais, amigo marceneiro, é que você tenha consciência que o seu trabalho deve refletir a confiança que os seus clientes depositam nele. Porque, ao contratar um marceneiro para conceber o seu projeto, o cliente deposita todas as suas expectativas no trabalho. Se você fizer um trabalho excelente, a probabilidade dele ser chamado outras vezes é muito maior. Isso faz com que se estabeleça uma relação de confiança, facilitando a aderência do cliente às novas sugestões feitas por você.

  • Indicações de novos clientes por clientes existentes

Um trabalho bem feito faz o cliente retornar, trazendo consigo novos clientes. Aquele  mesmo cliente que criou aquela relação de confiança com você, que aceita suas sugestões, passará a ser o maior promotor da sua marca. Isso porque você conseguiu atingir as expectativas que ele tinha, você mostrou para ele o quanto é competente e habilidoso no que faz, então ele fará questão de falar o quanto gosta do seu serviço para amigos e conhecidos. Para ter mais indicações de seus clientes, peça para eles te indicarem e, a cada cliente que fechar um negócio com a sua marcenaria, ganhará benefícios, como descontos e brindes.
 
Amigo marceneiro, essas dicas para vender mais em sua marcenaria são essenciais para você que deseja alavancar as suas vendas. É importante lembrar que para seus trabalhos serem procurados, reconhecidos e divulgados é necessário que você utilize produtos de qualidade. Não adianta produzir um móvel maravilhoso se as ferragens utilizadas são de baixa qualidade.

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